Gatorade e a reedição de jogos clássicos
Postado por
Eduardo
on segunda-feira, 12 de abril de 2010
A Gatorade startou no ano passado um dos cases de branded content mais do caralho dos ultimos tempos.
O objetivo era recriar os jogos de futebol americano disputado entre times das High Schools americanas que ficaram marcados na década de 90, usando exatamente os mesmos times, mesmas pessoas, mesmos torcedores, mesma preparação, mesma intensidade. Tudo isso viraria um documentário que seria veiculado pela Fox sports e no site do projeto.
O produto, isotônico, é um coadjuvante oportunista, servindo como uma espécie de espinafre do Popaye para os particpantes do projeto.
Os documentários foram inspirados em estatísticas que mostram que somente 3 em 10 americanos com idade superior a 30 anos, se exercitam regularmente. Esse era o gancho para a marca.
O big insight foi trazer esta atmosfera high school de volta para estes caras 30 and over, que começam a lidar com as pressões familiares e com a ansiedade inerente ao homem contemporâneo.
A força da idéia reside não apenas na intenção de fazer as pessoas voltarem àquela atmosfera jovem, como falei, mas também de oferecer aquela segunda chance/oportunidade tão sonhada por atletas e ex-atletas, uma vez que a vida não oferece isso normalmente, principalmente no âmbito esportivo.
Na real, é uma baita chance também, para marca usufruir daquele sentimento tão desejado por agências de comunicação no mundo inteiro, a nostalgia. Porra, a gatorade fez esses caras lembrarem daquela festa loca de 15 anos atrás, em que enxugavam cerveja em uma das mangueiras do beer bong, enquanto suas voluptuosas amigas/cheerleaders faziam topless ao som de "Show your tits" ao fundo!
O legal, para eles, é que nem precisaram se preocupar com o product placement no projeto. O Gatorade está na cultura high school americana assim como o tênis clássico All Star/Converse clássico está para o desajustado/alternativo/não adaptado das útlimas décadas.
Ou seja, faz parte do show. Ponto final.
Sairam 2 episódios já de uma série de 5. Quem quiser inscrever o seu time na parada, deve mandar uma justificativa breve a ser analisada pela gerência do projeto.
PS: Inclusive, no site, os caras se proporam a ajudar as pessoas a encontrar seus parceiros de time de décadas passadas.
Ah, o resultado também é legal. Desde seu "debut", o meio digital deu mais de 154 milhões de views/impressions.
Site do projeto e post no PSFK.
Achei foda!
#ficaadica
0 comentários:
Postar um comentário