Planejar e construir uma apresentação que prenda o espectador do início ao fim, sem que este tenha a sensação de estar sendo torturado por milhares de slides com blocos gigantescos de texto, numa exposição interminável, é um desafio para a maioria dos planejadores.
Para acabar com o terror dos planners, em 2003, dois arquitetos que trabalham no Japão criaram uma técnica, chamada Pecha Kucha, que significa burburinho. Ela consiste em construir uma apresentação que conte com 20 slides, com 20 segundos cada, somando 6 minutos e 40 segundos. Os slides passam automaticamente, e quem faz o discurso deve se preocupar apenas com isso mesmo: o discurso.
A técnica vale para vários fins, como apresentar campanhas, palestras, dar aula, ou o que for. E, além de tudo, é uma ótima forma de treinar o seu storytelling, dando ritmo à fala e andamento ao que você pretende expor.
Para conferir um exemplo de como a técnica funciona, assista o vídeo aí embaixo e perceba como realmente dá certo. Agora, é só segurar o nervosismo na hora da apresentação, porque a forma dela já está garantida.
0 comentários:
Postar um comentário