Google Instant x YouTube Instant.

Nem bem o Google chegou com a sua ideia, e o YouTube já veio explorando o território também. O Google Instant, lançando na quarta-feira passada, dia 08, tem como objetivo acelerar o processo de pesquisa e gastar menos tempo dos usuários. De acordo com o sistema, enquanto o internauta digita os caracteres do que deseja buscar, resultados já passam a ser exibidos na página, sem quem seja preciso clicar no Enter.


Esta é uma das mudanças mais significativas desde o início da dinâmica de publicidade vinculada a buscas. Com o slogan “Resultados enquanto você digita. Menos cliques.”, o Google crê que o produto vai poupar muitas horas por ano de seus usuários.


Para lançar o produto, então, a empresa postou no YouTube um videoclipe da música “Subterranean Homesick Blues”, tendo, portanto, Bob Dylan como garoto-propaganda. O vídeo mescla imagens do videoclipe do cantor com imagens da ferramenta. Confere aí embaixo:




Normalmente, o Google não costuma fazer campanhas publicitárias para promover seus produtos, mas, como seu concorrente, o Bing, tem apostado na ideia, o Google é obrigado a repensar no assunto.


O novo sistema deve economizar de 2 a 5 segundos por pesquisa, e já está disponível na versão norte-americana no site.


O YouTube, por sua vez, não esperou a ideia esfriar para colocar as asinhas de fora: alguém já fez o mesmo experimento utilizando o site. Ao se digitar algo na caixa de busca, o site tenta imaginar o que você procura, e já começa a exibir um vídeo. Quem criou foi o programador Feross Aboukhadijeh, da Stanford University. Testa o experimento aqui.


A ideia é tornar tudo mais ágil e prático. Qualquer dia, você vai pensar, e o que você procura vai aparecer automaticamente. Who knows?

0 comentários: