Hacking reality.

Até que ponto uma mudança (drástica ou não) pode alterar a realidade em que se vive? Descobrir isso foi o objetivo do planner aqui da SPR, Fabio, em um trabalho acadêmico para a disciplina de Fundamentos do Design de Interação, da pós em Design de Interação que ele faz no Instituto Faber-Ludens, em Curitiba.


Pra quem não sabe, Design de Interação, segundo o coordenador do curso, “é a maneira como um produto proporciona ações em conjunto entre pessoas e sistemas”. Com tantas mudanças sofridas no mundo com os avanços da modernidade, novas formas de se viver a realidade acabaram sendo criadas e, com isso, meios para se adaptar a ela. Sendo assim, o mundo em que vivemos é artificial, assim como é artificial a noção de realidade que nos cerca.


Anyways. A questão é que o Fabio se lançou no projeto para ver se, modificando algum objeto do dia-a-dia, seria possível mudar a percepção da realidade. Ele, então, tinha que analisar e hackear um objeto capaz de alterar tal percepção.


Para isso, ele usou o Alessandro, diretor de criação da agência, como cobaia. Os dois criaram um perfil no Twitter para o Alê, de modo que ele poderia seguir pessoas, veículos, meios e afins de Novo Hamburgo. E só.


Durante um dia inteiro, o Alê se limitou a acompanhar o que acontecia pela cidade, ficando completamente desconectado do que se passava nas outras partes do mundo, quebrando aquilo que estava acostumado a ter em sua rotina. No fim do dia, rolou uma entrevista para saber como foi a experiência, e que tipo de mudanças ocorreram na sua percepção.


O resultado disso, você confere no vídeo produzido pelo Fabio, claro.


Hacking Reality from Fabio Buss on Vimeo.

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