TEDxPorto Alegre.





No feriado que passou, a boa não foi correr pro litoral: foi ficar imerso em um evento que preencheu o sábado inteiro: TEDxPorto Alegre. O TED, surgido em 1984 como uma conferência anual na Califórnia, a cada ano elege um pensador de destaque, e disponibiliza 100 mil dólares para que o tal realize “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”. O principal objetivo da organização é desenvolver “ideias que merecem ser espalhadas” e implantá-las a nossa realidade. Afinal, pra existir uma mudança, alguém tem que lançar a ideia, não?


Para atingir o objetivo, então, o TED se divide em quatro: TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx. E foi esse último que rolou na capital, pela primeira vez, nesse sábado de feriadão. O TEDx é um programa de eventos locais, organizados de maneira independente, que reúne pessoas para compartilharem suas experiências.


E teve gente aqui da agência marcando presença no evento: o Gustavo, o Juliano e o Fabio. E a repercussão? A melhor possível.


As primeiras palavras do Fabio quanto ao evento foram que ele foi rico em pluralidade, cheio de nuances que não são possíveis de se resumir. Durante o TEDxPorto Alegre, o maior desafio lançado foi o da solidariedade e assumir a responsabilidade pelas pessoas e pelo planeta como um todo.


Durante as palestras, os palestrantes expunham que estamos trilhando um caminho insustentável, e que mudanças são, lógico, necessárias. Porém, mais do que mudar, é preciso assumir responsabilidade sobre as ações e as mudanças.


Como proceder? A mudança tem que começar, obviamente, do começo. E esse começo seria a educação. A conscientização tem que vir desde cedo, e deve haver compreensão, e não somente assimilação do que é dito por professores, sem que haja algum tipo de contestação. Hoje, a maior parte dos professores transmite conhecimento pronto, com teorias fechadas e imutáveis. E, convenhamos: numa realidade líquida, com mudanças diárias, aceitar teorias prontas para tudo é um retrocesso sem tamanho. O modelo educacional deve inspirar, motivar os alunos e fazer com que eles busquem informações, sem depender, somente, do que é fornecido pela escola. É necessário que se aprenda a pensar por conta própria, e linkar os pensamentos e as ideias com as já existentes.


Outro tema bastante abordado no evento foi o empreendedorismo, que vem ligado diretamente com a Ideia de que é preciso haver mudança na educação, pois, desta forma, o espírito empreendedor é despertado desde cedo. Como disse o Fabio, “Passa pelo empreendedorismo o caminho que nos leva a mudar a nossa própria realidade e das pessoas em nossa volta”.


Como não dá pra resumir, cabe acompanhar os comentários pós-TEDxPorto Alegre (que, convenhamos, são os melhores possíveis).


Aqui, você confere os dizeres e o pdf da pelestra do Tiago Mattos, da Perestroika, que dá uma ideia muito singela do que rolou nesse sábado e fez o feriado valer por mil.


Gustavo e Juliano.

0 comentários: